Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Mantovi, Primaggio


Mantovi, Primaggio
Primaggio Mantovi é um dos mais ecléticos Mestres Disney Nacionais. Ele transita com desenvoltura por toda a Galeria de Personagens Disney, tanto desenhando como roteirizando, como veremos acima.

"Os Raptores de Cães" (Revista Almanaque Disney, no. 25, de 1973).Aqui um primeiro exemplo de história, com roteiro próprio, com os personagens Pluto e Mickey. Observe-se a qualidade do traço e a limpeza do desenho. A poltrona de Mickey é típica.

"Os Azares da Sorte" (Revista Pato Donald, no. 1.116, de 1973). Acima, um exemplo de história com os Patos, em roteiro e desenho de Primaggio, onde pode-se notar que ele não fica devendo nada a William Van Horn (vide Características de William Van Horn), Marco Rota (vide Características de Marco Rota) ou Vicar (vide Características de Vicar) na categoria "Herdeiros de Barks".

"Dormindo em Serviço" (Revista Zé Carioca, no. 1.123, de 1973). Mais um exemplo do domínio de Primaggio Mantovi sobre os Personagens Disney. Aqui apresenta-se uma história com o personagem Super Pateta em roteiro do excelente Júlio de Andrade.

"Consertos Desconcertantes" (Revista Mickey, no. 261, de 1974). Um exemplo de história com os personagens Peninha e Donald, num estilo parecido com o de Al Hubbard (vide Características de Al Hubbard), porém com um traço bem mais elegante e apurado. O roteiro também foi do sensacional Júlio de Andrade. Observe-se o incrível desenho da cabeça de Donald - recém acordado e despenteado - vista por trás, no quarto quadrinho... que domínio da arte sequencial!

"Nomes do Velho Oeste" (Revista Edição Extra, no. 55, de 1973) e "Os Balões" (Revista Almanaque Disney, no. 31, de 1973). Ainda, dois exemplos: uma história com roteiro próprio e abordando um tema muito caro para Primaggio - o Velho Oeste - e uma história com roteiro de Ivan Saidenberg, versando sobre a invenção dos balões. Observe-se o desenho de Mickey (em especial o cavalo em que ele está montado) em puro estilo Paul Murry (vide Características de Paul Murry), além do talento de Mantovi para desenhar personagens humanos, tão bons quanto os de Dan Spiegle (vide Características de Dan Spiegle). Aqui ele prova que poderia produzir uma história da "Série da P.I." totalmente sozinho.

"Mancha em Duplicata" (Revista Tio Patinhas, No. 111, de 1974). Neste exemplo acima, uma história cômica com roteiro de Ivan Saidenberg, com os personagens Mancha Negra e Madame Min, unidos pela primeira vez por Paul Murry. Mais uma vez pode-se ver o excelente traço de Primaggio, não importa qual personagem ele desenhe. Observe-se também os cenários bem elaborados.

"A Volta de 00-ZÉro" (Revista Almanaque Disney, no. 44, de 1975). Aqui, outra famosa criação de Al Hubbard - o 00Zéro - no traço magistral de Primaggio Mantovi e com roteiro de Ivan Saidenberg. Não há como não fazer uma comparação com a história "A Volta de Zé Carioca" de Jorge Kato (vide Características de Jorge Kato). As duas histórias trataram da retomada de um personagem que havia passado um tempo desaparecido. Assim como o Zé Carioca voltou de avião, em um "splash-panel" inicial espetacular do Rio de Janeiro dos anos 1960, o 00-Zéro voltou de navio em um "splash-panel" inicial com uma perspectiva primorosa - e com uma leve influência de Barks (vide Características de Carl Barks), por que não?. Além disso, os dois personagens principais (00-Zéro e sua secretária), no traço de Primaggio, superam em qualidade o estilo de Hubbard, o seu criador.

Primaggio Mantovi, sem dúvida, deixou sua marca no Universo Disney como um Grande Mestre Brasileiro. E "Mestre" não só no sentido de seu traço excepcional, como também no sentido de ter formado vários desenhistas Disney.
Finalizando, é com orgulho que registramos abaixo a gentil mensagem que o próprio Mestre Primaggio mandou em resposta à um e-mail nosso comunicando sobre este trabalho:
"Antes de tudo, parabéns pela iniciativa!" ... "Quanto às minhas histórias, acho sinceramente que você exagerou nos elogios! A minha única preocupação neste tipo de material sempre foi imitar cuidadosamente o estilo do autor original. No caso do Al Hubbard, eu sou fanático pela obra dele! Como deve saber, atualmente estou escrevendo livros sobre cinema. O próximo (à ser lançado ainda este ano) é sobre a carreira cinematográfica de Walt Disney. Grande abraço! Se precisar de mais alguma informação, disponha. Abração, Primaggio."
E fica aqui a nossa resposta: " ... não houve nenhum exagero de nossa parte, Mestre, pois não são elogios, mas simples constatações da realidade de sua obra." ... "E ficamos aguardando ansiosos esse seu próximo livro".

Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibologo
Auxílio Técnico: Cláudio Jurischka
EsquiloScans Administrator
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.