“Γέλιο και Χαρά... η αρχή των κόμικς στην Ελλάδα”

Uma das páginas do site www.mycomics.gr apresenta a frase acima que, de forma livre, pode ser traduzida por “Diversão e Alegria... assim começaram os quadrinhos na Grécia”.

“Γέλιο και Χαρά” ou “Yelio ke Hara” (Diversão e Alegria) era uma revista com um layout parecido com a “One Shots” dos EUA. Foram editadas 603 revistas embora só tenham existido histórias Disney até ao número 399.

A editora responsável por esta publicação foi a Atlantis.

 

Capa de “Yelio ke Hara” #1

Nota: As Εκδόσεις Ατλαντίς (Publicações Atlantis) foram fundadas depois da guerra pelos irmãos Μιχάλης (Michális), Κώστας (Kóstas) e Γιώργος (Giórgos), conhecidos como αδελφοί Πεχλιβανίδη (Irmãos Pechlivanídes), que tinham grande experiência na edição de publicações para crianças. Estes irmãos já antes da guerra tinham fundado as Εκδόσεις Πεχλιβανίδη (Publicações Pechlivanídes) que também trabalhavam naquela área.

Em 1 de março de 1951 iniciaram a publicação de “Κλασσικά Εικονογραφημένα” (versão grega de Classics Illustrated) que atraiu críticas positivas mas também negativas, pois alguns tinham receios da excessiva americanização da juventude grega.

A revista tinha periodicidade semanal, 28 páginas, era publicada ao domingo e as suas dimensões eram de 180x250mm. O primeiro número saiu em 28 de fevereiro de 1954 e a história Disney que publicou foi “Mickey e as Formigas Gigantes”.

Começou por ter o preço de 3.000 dracmas que se manteve nas 12 primeiras edições. Entretanto na primavera de 1954 o governo grego resolveu valorizar a moeda, pelo que o preço, a partir do número 13, passou para 3 dracmas, valor que manteve até ao último número em 1970.

As primeiras 56 edições de “Yelio ke Hara” foram impressas totalmente em cores e o preenchimento dos balões de texto era de grande qualidade. Porém a necessidade de reduzir custos levou a que se passassem a usar técnicas de decalque em papel de arroz, que a cor passasse a ser aplicada por artistas gregos, o que levou a alguma perda de detalhe, e os diálogos escritos à mão, com evidente perda de qualidade. Graças à experiência dos tradutores a dinâmica da revista permaneceu inalterada bem como o seu sucesso.

Nos 211 números editados até 1958 as histórias da Disney representaram apenas 1/3 do total das histórias publicadas mas causaram um enorme impacto, de forma especial as aventuras do Pato Donald da autoria de Carl Barks.

Problemas com direitos autorais levaram a uma interrupção que durou até ao verão de 1960. Por essa época voltou a ser publicada, desta vez ao sábado, e assim se manteve até ao início de 1961.

Nova interrupção aconteceu entre junho e dezembro de 1961, para que a editora experimentasse a adoção de uma nova revista “Το περιοδικό του Μίκυ Μάους” ou “To Periodiko tu Miky Maous” (Revista do Mickey Mouse) com um formato ligeiramente diferente, apresentando brinquedos, contos e artigos sobre natureza e ciência. Era distribuída à quinta-feira.

 

Capa de “To Periodiko tu Miky Maous” #1

Após 26 números editados e perante o fracasso desta experiência a editora, no verão de 1962, voltou à publicação de “Yelio ke Hara”.

Até 1965 foi dada especial ênfase aos heróis da Disney, especialmente ao Tio Patinhas que se apresentava bastante popular por essa época. O contínuo declínio nas vendas levou a editora a hesitar no pagamento das elevadas verbas exigidas para renovação dos direitos de publicação pelo que em 8 de maio daquele ano aconteceu a última edição com histórias Disney, no número 399.

  

Curiosidade: Colecionadores disputam ferozmente as edições desta época, sendo o número 32 um dos mais difíceis de encontrar em boas condições, porque a capa e a contracapa podiam ser recortadas para realizar uma montagem em que o tubarão tentava morder o Donald.

O número 400, que trazia a história do “Pato Donald e a dança da chuva”, chegou a ser impresso mas não foi distribuído. Foi substituído por um outro com a Luluzinha na capa. Aparentemente esta súbita alteração foi originada na utilização abusiva do título Mickey pela editora grega o que levou à intervenção judicial da casa-mãe em defesa dos respectivos direitos autorais.

  

Capas de “Yelio ke Hara” #400 (a prevista e a efetiva)

Em 1966 outra editora adquiriu da Disney os direitos autorais e iniciou a publicação da revista “Μίκυ Μάους”, à sexta-feira e segundo os padrões de “Topolino”. A partir desta data “Yelio ke Hara” passou a sair à quarta-feira.

Aos sábados, entre 24 de junho de 1960 e 17 de fevereiro de 1961 uma publicação de seu nome “Πρώτο” (Proto) apresentou 35 gags de ½ página com o Mickey e amigos, com roteiro de Bill Walsh e desenho de Manuel Gonzales.

 

 

No início de 1966 o editor da revista “Gynayka” (Mulher), Evangelos Terzopoulos, adquiriu os direitos que lhe permitiam voltar a publicar quadrinhos Disney na Grécia. Assim, o seu filho mais velho, Christos Terzopoulos, foi o editor responsável pela publicação, no dia 1 de Julho de 1966, uma sexta-feira, de uma nova revista de quadrinhos com o título “Μίκυ Μάους” ou “Miky Maous”. Apresentava 52 páginas, metade das quais em cores, com as dimensões de 135x185mm, periodicidade semanal e um preço de 3 dracmas.

  

Capa de “Miky Maous” #1 (original e reedição de 1994)

A primeira história publicada foi “Topolino e Bip-Bip alle sorgenti mongole” de Romano Scarpa (inédita no Brasil).

Miky Maous” é o segundo mais antigo título em publicação na Grécia (logo depois de “Gynayka”). Tem sido publicado semanalmente de forma contínua há mais de quarenta anos e atingiu o número 2.300 em 13 de agosto de 2010. Actualmente apresenta 100 páginas, 75 das quais são de quadrinhos. As restantes incluem puzzles, notícias e matérias informativas sobre esporte, animais, jogos de computador e filmes. A revista é impressa em papel de alta qualidade.

Na Grécia Miky Maous se tornou sinónimo de revista de quadrinhos. Há até quem afirme que quase todos os gregos, em algum momento de suas vidas, foram leitores de revistas Disney.

O número 43 de “Miky Maous” foi distribuído em 21 de abril de 1967 e, na Grécia, essa foi a única publicação periódica que chegou às bancas. Nesse exacto dia um golpe de estado derrubou o rei Constantino II e iniciou um período que ficaria conhecido como “ditadura dos coronéis”.

Uma semana depois, a 28 de abril, o número 44 teve uma capa cujo original havia sido desenhado por Giovan Battista Carpi, onde Mickey aparece de coroa. Por motivos políticos a capa foi impressa de novo, o título da história passou de “O Imperador do Oeste” para “O herói do Oeste” e a figura do Mickey foi retocada de forma a eliminar a coroa!

 

Capas de uma revista italiana e de “Miky Maous” #44

Em 1984 “Miky Maous” atingiu as 114.315 cópias em circulação o que, num país com cerca de dez milhões de habitantes, é uma marca notável.

Na sexta-feira 29 de abril de 1994, em conjunto com o número 1.450 foi reeditado o primeiro número de “Miky Maous”. Esta revista apresentava três pequenas diferenças em relação ao original: tamanho um pouco maior, capa em papel brilhante, onde se notava a ausência da indicação da editora.

Miky Maous” celebrou em 12 de novembro de 2004 a sua edição 2.000 com uma revista de 516 páginas. Este evento foi celebrado com uma exposição das pinturas a óleo de Carl Barks e pinturas de vários artistas gregos. A editora NEA AKTINA, AE celebrou com o convidado de honra, Don Rosa, a publicação de um álbum contendo todas as histórias de “A Saga do Tio Patinhas”.

Os 40 anos de publicação de “Miky Maous” foram assinalados com uma revista especial com 548 páginas, no número 2085, em 30 de junho de 2006.

 

 

Capa #3

“Μίκυ (Μεγάλο)” ou “Miky (Megalo)” é a segunda mais antiga revista infantil da Grécia. É publicada desde setembro de 1967. Publica histórias de Itália, EUA, Dinamarca e França, bem como textos e jogos.

É mensal tem entre 84 e 100 páginas e as dimensões de 185x270mm.

A edição do Natal costuma ser especial, apresentando o mais recente filme de animação Disney.

 

Capa #1

“Κλασικά Ντίσνευ” ou “Klasika Disney” iniciou a publicação em julho de 1969 pelo que é a terceira mais antiga revista Disney em circulação na Grécia e é uma das mais bem sucedidas.

Geralmente tem 164 páginas mas já houve edições com maior número.

As suas dimensões são de 135x185mm.

A sua periodicidade no início era trimestral mas entre setembro de 1979 e maio de 1995 passou a bimestral. A partir de agosto de 1995 voltou a trimestral e desde abril de 1998 voltou a bimestral.

 

Capa #1

“Σούπερ Μίκυ” ou Super Miky” iniciou a publicação em janeiro de 1978 como edição especial de Natal de Miky (Megalo)”.

Desde 1985 que passou a ser publicada também em julho.

 

Tinha um número variável de páginas que era normalmente bastante superior ao de Miky (Megalo)” e as dimensões de 185x270mm.

Dada a semelhança de conteúdos com Miky (Megalo)” foi criada alguma confusão nos leitores. Daí que a sua publicação tenha sido cancelada em janeiro de 1992, no número 22.

 

Capa 1.ª edição

“Ιστορία της Δυναστείας των Ντακ” ou “Istoria tis Dinastias ton Duck” (História e Glória da Dinastia Pato) foi publicada em julho de 1981 e, com uma capa diferente, reeditada em agosto de 2003.

 

Capa #1

“Μεγάλα Κλασικά” ou “Megala Klasika” é um conjunto de álbuns de capa dura onde foram publicadas diversas aventuras históricas e adaptações de clássicos da literatura, entre os anos de 1982 e 1983

 

 

Capa “Komix”#1

“Κόμιξ” ou “Komix” foi lançada em julho de 1988 com periodicidade mensal. Inicialmente era dedicada a Carl Barks e às histórias clássicas, tinha 36 páginas e as dimensões de 170x240mm. Ao longo do tempo o conjunto de personagens apresentadas foi crescendo e o leque de artistas representados também. O número de páginas aumentou e desde agosto de 2001 são 84, mas tem havido edições especiais com quase o dobro.

Em “Komix” as histórias recebem nova cor e a revista é impressa em papel de alta qualidade. É uma verdadeira edição de colecionador. Muitos números apresentam histórias clássicas que haviam sido publicadas pela primeira vez na Grécia por “Yelio ke Hara”.

A editora responsável foi até ao número 104, em fevereiro de 1997, Γενική Εκδοτική Αττικής ΕΠΕ (Publicações Ática), até ao 134 Εκδόσεις Τερζόπουλος ΕΠΕ (Publicações Terzopoulos) e desde setembro de 1999 ΝΕΑ ΑΚΤΙΝΑ ΑΕ.

No sentido de fomentar as vendas foram apresentadas algumas edições especiais. Em 1994 (segundo o I.N.D.U.C.K.S.) ou outubro de 1995 (segundo a Wikipedia) foi apresentada a primeira delas: “Ο Μίκυ Πυροσβέστης” ou “O Mickey Pirosvestis (Mickey Bombeiro), de Floyd Gottfredson que foi publicada em tiras no Los Angeles Evening Herald no final de 1931. Eram 16 páginas com as dimensões 278x195mm.

 

Capa de “O Mickey Pirosvesti

Em 1997 foi publicada a primeira história de Carl Barks para os Estúdios Disney: “Pluto Saves the Ship” (Pluto Salva o Navio). 52 páginas com as dimensões de 130x170mm.

 

Capa de “Pluto Saves the Ship

Entre 1998 e 2000 (segundo o I.N.D.U.C.K.S.) ou entre 1999 e 2001 (segundo a Wikipedia) foram editadas 3 revistas com o título “Πάμκιν-3” ou “Pamkin-3” (Abóbora-3) com a trilogia do Mickey agente da PI.

   

Capas das 3 edições de “Pamkin-3

Em janeiro de 1999 (segundo o I.N.D.U.C.K.S.) ou dezembro de 1998 (segundo a Wikipedia), comemorando os 10 anos de “Komix” foi lançada a revista “Carl Barks 10×10” onde constam dez histórias do Mestre, cada com dez páginas, do período de 1943-1944.

 

Capa de “Carl Barks 10×10

Em novembro de 2004 foi publicada “Ο Βίος και η Πολιτεία του Σκρουτζ Μακ Ντακ” ou “O Vios ke I Politia tu Scrooge McDuck” (A Saga do Tio Patinhas). A biografia do Tio Patinhas em doze capítulos segundo Don Rosa. Em 2006 foi a vez de “Τα Χαμένα Επεισόδια” ou “Ta Hamena Episodia” (Os Episódios Perdidos). Nestas histórias são incluídas muitas referências da vida do Tio Patinhas, recolhidas nas histórias de Carl Barks, e são referidos vários detalhes acerca das origens de alguns personagens relacionados com o Tio Patinhas.

 

Capa de “O Vios ke I Politia tu Scrooge McDuck” e de “Ta Hamena Episodia

 

 

Capa #1

“Χαρούμενες Ιστορίες Ντίσνεϋ” ou “Harumenes Istories Disney” teve periodicidade mensal e foram publicados 195 números entre julho de 1989 e setembro 2005. Tinha as dimensões de 205x280mm e, no início, 32 páginas.

As edições de 1 a 35 tiveram por título “Τσιπ και Ντέηλ” ou "Tsip & Nteil (Chip & Dale) e eram dedicadas aos esquilos.

Em julho de 1992 o título mudou para "Ntisney” (Disney), passou a ter 52 páginas e mais histórias.

Em julho de 1994, no número 61, o título passou para "Χαρούμενες Ιστορίες” ou “Harumenes Istorie (Histórias Felizes).

Em setembro de 1999 a revista passou a ter um formato um pouco maior, 230x305mm, mas logo depois foi reduzido para 205x280mm.

 

 

Capa #1

“Αλμανάκο” ou “Almanako” foi lançada em junho de 1990 com periodicidade bimestral e a partir de dezembro de 1991 passou a mensal. Tem as dimensões de 145x205mm e 100 páginas.

Almanako foi a primeira revista grega a publicar artigos sobre videojogos.

Cerca de metade do conteúdo da revista é constituído por histórias de quadrinhos, em grande parte do Super Pato e do Indiana Pateta. O restante é composto por páginas de esporte, quizzs, e humor.

É impressa em papel de alta qualidade.

 

Capa da edição de 1990

 

Capa da edição de 2009

“Το Σπαθί των Πάγων” ou “To Spathi ton Pagon” (A Espada de Gelo)

 

Escrita no início dos anos 80, esta trilogia de Massimo de Vita tem como figura central o Pateta.

 

Foi por duas vezes publicado em grego num único volume: em 1990 e em 2009.

 

Capa #1 da 1.ª série

“Μίκυ Μυστήριο” ou “Miky Mistirio” foi lançada em 1993, com duas histórias de Romano Scarpa e as dimensões de 145x205mm. Na sequência deste lançamento existiram mais três séries.

 

Em janeiro de 1995 iniciou-se a publicação da primeira série que teve 26 números e terminou em agosto de 1999.

 

A segunda série teve 12 números e foi publicada entre julho de 2002 e maio de 2004. Apresentou várias histórias da revista italiana “Mickey Mouse Mystery Magazine”.

 

Na terceira série foram publicadas duas revistas em julho e agosto de 2005.

 

Em maio de 2008 começou a ser reeditada a primeira série desta revista.

 

Capa #1

Em julho de 1994, na comemoração dos 60 anos do Pato Donald, começou a ser publicada a revista “Ντόναλντ” ou “Donald” (Donald), com 100 páginas, periodicidade mensal e as dimensões de 145x205mm.

Impressa em papel da alta qualidade, apresenta histórias de origem italiana.

  

Capa #1

Desde julho de 1995 que é publicada “Μίννι” ou “Minni” (Minnie)

No início tinha periodicidade trimestral, 100 páginas e as dimensões de 145x205mm. Em 1997 passou a mensal.

Tem como destinatárias as mocinhas de 7 a 12 de idade.

 

Capa #1

Em novembro de 2002 “W.I.T.C.H.” , revista dirigida às mocinhas de 9 a 15 anos de idade, foi lançada na Grécia.

Até ao início de 2010 teve periodicidade mensal.

  

Capa #1

Em novembro de 2008 e outubro de 2009 foram publicados três volumes de capa dura, de mais de 200 páginas, com histórias de Don Rosa e com o título “Βιβλιοθήκη Κόμιξ” ou “Vivliothiki Komix”.

 

Os subtítulos dos três livros são: “Ο γιος του Ήλιου & 14 ακόμα ιστορίες” (O Filho do Sol e 14 mais histórias), “Επιστροφή στην Μονοτονία & 11 ακόμα ιστορίες” (Volta a Quadradópolis e 11 outras histórias) e “Ο πόλεμος των Ουέντιγκο & 11 ακόμα ιστορίες” (A Guerra de Wendigo e 11 outras histórias)

 

Capa #1

“Disney Συλλογή” ou “Disney Sillogi” (Disney Collection) editada por Planeta DeAgostini a partir de agosto de 2009, com 16 páginas.

Esta colecção é a versão grega de uma outra publicada em Itália.

Cada um dos livros é dedicado a um herói Disney e é acompanhado por um pequeno boneco de cerca de quatro centímetros de altura.

 

Capa #1

“Η Μεγάλη Βιβλιοθήκη του Καρλ Μπαρκς” ou “H Mewali Vivliothiki tu Carl Barks” (A Grande Biblioteca de Carl Barks).

Publicação iniciada em 2009 que pretende editar a obra de Carl Barks, por ordem cronológica, com textos de Alberto Becattini.

Nota: Desde 1966 que as revistas Disney são publicadas pelo grupo editorial Terzopoulos. Em 1985 Christos Terzopoulos fundou a editora Geniki Ekdotiki Attikis que mais tarde passou a Ekdoseis Terzopoulos e que começou a publicar “Komix”. Em 1988 a editora Aktina foi criada para assegurar a publicação de várias revistas, entre as quais “Miky Maous”. 1999 foi o ano em que se deu a fusão entre Ekdoseis Terzopoulos e D.O.L., criando Nea Aktina AE, para assegurar a publicação de revistas Disney. Hoje, na Grécia, são publicadas em 4 cores e papel de alta qualidade doze revistas Disney.

 

 

http://coa.inducks.org/country.php?c=gr

http://www.wolfstad.com/dcw/greece/

http://www.wolfstad.com/dcw/publishers/nea-aktina-ae/

http://legends.disney.go.com/legends/detail?key=Angel+Angelopoulos

http://en.wikipedia.org/wiki/Miky_Maous

http://el.wikipedia.org/wiki/

http://www.mycomics.gr/

http://www.kraken.me/comics/view/39/i-istoria-tis-dinastias-ton-ntak.html

http://fvasileiou.wordpress.com/2010/12/28/spathi-ton-pagon/

http://www.facebook.com/group.php?gid=56053740184

http://www.dol.gr/ekd_disney.htm

 

As imagens apresentadas foram recolhidas no I.N.D.U.C.K.S. e nos sites DCW - Disney Comics Worldwide e www.mycomics.gr. Este site além de se dedicar à venda de revistas dos anos 1950 a 1980 tem também um acervo respeitável de capas de revistas gregas escaneadas.

 

 

Pesquisa: Mário Leitão

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.